Case: Eficiência Energética – Koc Pitt

A ENETEC desenvolveu um projeto para a fábrica de sandálias Koc Pitt para sanar suas dores e trazer mais economia.

Precisando de soluções em Engenharia Elétrica? Peça um orçamento da ENETEC.

[ez-toc]

A utilização de energia elétrica em grandes fábricas possui diversas nuances em relação à utilização em residências comuns. Uma delas é o fato de que grandes fábricas, geralmente, possuem um maquinário bem pesado e que consome valores muito grandes de energia elétrica. Como já discutido em outro post, essas máquinas podem acarretar numa multa de energia reativa excedente, ou EREX, para o estabelecimento se o fator de potência dele estiver abaixo de certo valor. 

Além disso, um estabelecimento tão grande quanto uma fábrica tem que estar, assim como qualquer outro, com todas as suas instalações elétricas regularmente atualizadas para evitar grandes acidentes e garantir a segurança de todos que frequentam o local.

Acrescentando, o fornecimento de energia elétrica para grandes fábricas difere do fornecimento para residências. No caso de fábricas, o fornecimento já é pré-estabelecido na demanda contratada, sendo assim é de responsabilidade da fornecedora entregar essa demanda continuamente durante todo o tempo, esteja a unidade consumidora consumindo essa energia o tempo todo ou não.

Tendo isso em mente, a ENETEC desenvolveu um projeto para a fábrica de sandálias Koc Pitt para sanar suas dores e trazer mais economia para o cliente.

Situação problema:

A Koc Pitt é uma fábrica de sandálias que conta com um pesado maquinário e com instalações elétricas bem antigas. Por conta disso, vários acidentes já aconteceram. Para que o fator de potência da fábrica ficasse acima do valor previsto pela Resolução Normativa Nº 414 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – foi instalado um banco de capacitores na mesma. Porém, mesmo com esse banco instalado, o dono ainda era multado por conta da EREX. 

O dono do estabelecimento alegou que não foi feito um projeto próprio para esse banco de capacitores, logo não havia registro do mesmo.

Além disso, quis-se garantir que o valor da demanda contratada estava ideal para a fábrica.

Metodologia:

Para a análise da energia elétrica reativa consumida pela unidade foi utilizado um analisador de cargas, um instrumento que mede diversos aspectos do fornecimento de energia, como a potência entregue, tensão e corrente em cada fase, fatores de potência de cada fase etc. Desse modo, a ENETEC seguiu os seguintes passos:

  1. Instalou-se o analisador nos circuitos (esse estava programado para fazer medições a cada 15 minutos) que fornecem energia à primeira parte do maquinário da fábrica;
  2. Durante uma semana, o analisador colheu as medições referentes a esse circuito;
  3. Instalou-se o analisador nos circuitos que fornecem energia à segunda parte do maquinário da fábrica;
  4. Durante uma semana, o analisador colheu as medições referentes a esse circuito;
  5. Ao final de cada ciclo de medição, os principais parâmetros a serem observados são a potência reativa, fator de potência, potência ativa e potência aparente;
  6. Levando em consideração esses parâmetros, foi traçado o perfil do fator de potência da unidade consumidora, plotado no seguinte gráfico:

A linha verde representa o fator de potência da fábrica, enquanto que a linha vermelha representa o limite inferior do fator de potência para que não fosse aplicada uma multa de EREX. Ou seja, segundo os dados coletados, o banco de capacitores já instalado claramente não estava cumprindo seu papel por não ter sido dimensionado propriamente. 

Para garantir que a demanda contratada pela fábrica era a melhor possível, foram feitas diversas simulações com diferentes valores para essa demanda, levando em conta o perfil de consumo da fábrica, e em seguida colocando esses valores no seguinte gráfico:

A demanda contratada pela fábrica era de 140 kW, mas esse gráfico nos mostra que se fosse feita uma alteração para 144 kW isso geraria uma economia anual de 200 reais. Portanto, a melhor opção seria trocar para a segunda.

Para registrar todas as irregularidades nas instalações elétricas da fábrica foi feita uma vistoria na mesma com a supervisão de um engenheiro.

Resultados:

Após a coleta de todos os dados e vistoria da fábrica, foram apontadas todas as irregularidades encontradas e foi constatado que o banco de capacitores instalado no local não estava funcionando como deveria. Isso mostra a importância de se fazer um projeto completo para quaisquer instalações, evitando assim grandes prejuízos no futuro.

Quer economizar na sua conta de luz? Nós podemos te ajudar!

Fale com um especialista em Engenharia Elétrica

A ENETEC é especialista em uma ampla gama de soluções de engenharia elétrica para residências, pequenos negócios e indústrias.

Preencha o formulário para receber um orçamento

Um especialista irá entrar em contato.